Foto: internet

Vaca Louca: exame confirma que caso é atípico

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: internet

Um exame confirmou que o caso de vaca louca identificado no município de Marabá, no Paraná, é atípico tipo H. A informação foi divulgada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou imediatamente o resultado da amostra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, imediatamente, iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas.

Assim que concluído o processo, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país.

“Ressalto que rapidez, eficiência e a transparência solicitada pelo presidente Lula foi fundamental. Agradeço à nossa equipe e à do governador do Pará, Helder Barbalho, que nos permitiu uma atuação rápida desde a identificação do caso”, comentou Fávaro.

Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.

Sobre o caso

O caso da doença foi confirmado no fim de fevereiro e nós mostramos todos os detalhes aqui no Portal Sou Agro.

Diante desta confirmação em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) adotou todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras.

Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas logo na sequência para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que confirmou que o caso é atípico.

O animal, criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas