Foto: Divulgação

RS prevê ações de Educação em Saúde Única voltadas à influenza aviária

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul prevê ações de Educação em Saúde Única, voltadas à influenza aviária. Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) participaram de reuniões com as prefeituras de Mostardas e Tavares. Os encontros tiveram como objetivo apresentar projeto-piloto, desenvolvido pelas duas secretarias estaduais, que prevê ações de Educação em Saúde Única voltadas para a influenza aviária.

“O conceito de Saúde Única é que há uma interligação entre a saúde animal, a saúde humana e a saúde ambiental, e isso é bastante perceptível no momento atual, em que estamos em vigilância para a influenza aviária no Rio Grande do Sul”, explica a fiscal estadual agropecuária Flávia Fortes, da Seção de Epidemiologia e Estatística da Seapi.

Mostardas e Tavares integram a região do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um importante ponto de aves migratórias no Estado, motivo pelo qual foram os municípios selecionados para a primeira etapa do projeto-piloto. Nesta primeira etapa, os técnicos da Agricultura e da Saúde vão se encontrar com lideranças dos pescadores e com profissionais da Saúde da região, informando sobre os sintomas da doença nos animais, reforçando orientações sobre como proceder ao se deparar com uma ave com os sinais clínicos da enfermidade e divulgando os canais da Secretaria da Agricultura para notificação de casos suspeitos.

Em Mostardas, a equipe foi recepcionada pelo vice-prefeito Gilnei de Souza e as secretárias de Saúde, Diuly de Farias da Silva, e de Meio Ambiente, Anete Kaebisch, que sugeriram uma ação voltada ao turismo de observação de pássaros, bastante presente na região. Já no município de Tavares, o prefeito Gardel Machado de Araújo e o secretário de Agricultura e Pesca, Malomar Ferreira do Amaral, recomendaram ações específicas com os orizicultores locais e os trabalhadores que coletam resina de pinus.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias