Foto: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul capacita médicos veterinários para atuar na defesa sanitária animal

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul começou uma capacitação de novos médicos veterinários para atuar na defesa sanitária animal.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nomeou recentemente 47 médicos veterinários, que vão atuar nas áreas de inspeção e defesa sanitária animal nas supervisões regionais do interior do Rio Grande do Sul. Agora, a instituição possui ao todo 357 fiscais estaduais agropecuários, e os novos servidores iniciaram capacitação para os serviços na segunda-feira (27).

O treinamento prevê uma parte teórica de três semanas em Porto Alegre e outra prática a ser realizada em duas semanas, em diferentes municípios no interior do Estado. O total é de cerca de 180 horas e deve ser finalizada em abril.

O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, destacou o reconhecimento que a Secretaria tem em âmbito nacional nos trabalhos desenvolvidos, principalmente na parte de defesa animal. “É muito importante a equalização desses encontros para nivelar informações e conhecimento. O olhar e a sabedoria de todos vocês é essencial, porque dão a segurança aos alimentos que chegam à mesa de milhões de pessoas. O agro no Rio Grande do Sul tem, além de importância histórica e econômica, uma relevância social por todos aqueles que estão envolvidos em todas as cadeias produtivas”, ressaltou.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares, a qualidade da fiscalização e dos atendimentos prestados influenciam diretamente no resultado das atividades de inspeção de produtos e de defesa sanitária da área animal.

“A padronização dessas atividades, além de contribuir para melhorar a eficiência, eficácia e efetividade, reforça a identidade da Secretaria como entidade educadora, fiscalizatória e prestadora de serviços de qualidade e de grandes retornos econômicos e de saúde para a população”, afirmou Rosane.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas