Foto: Reprodução Vídeo Gilvana Giombelli/G1

Nuvem impressionante cobre o céu de Foz do Iguaçu

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Uma nuvem impressionante cobriu o céu de Foz do Iguaçu nesta manhã. Chegou a ser assustadora e o dia virou noite na cidade.

E nós do Portal Sou Agro fomos pedir para quem entende do assunto do que se trata essa nuvem. É uma nuvem prateleira, ou shelf cloud.

Ela antecede a tempestade. De acordo com informações do Instituto Meteorológico Simepar, o evento não é anormal.

Trata-se de uma característica habitual de uma tempestade intensa. De acordo com o Simepar, o mais adequado é dizer que essa formação indica que é uma tempestade severa, uma nuvem cumulunimbus bem estruturada e intensa, associada com rajadas de vento mais fortes (a mais forte em Foz na estação do Simepar foi de 54km/h as 07hdesta quinta-feira), chuva forte e localizada e eventual queda de granizo em pontos localizados.

“Essa é uma nuvem da categoria Cumulunimbus, que são nuvens que causam tempestades. Ela pode ser tanto uma nuvem isolada, que se forma pelo calor em áreas localizadas e causam chuva forte e de curta duração, como pode ser formada pelo deslocamento de frentes frias e linhas de instabilidade, quando várias nuvens dessa se formam ao longo de uma determinada área e se deslocam na mesma direção. Elas são chamadas de nuvem de desenvolvimento vertical, ou seja, a parte mais baixa da nuvem está entre 500 a 1500m de altura e seu topo pode atingir alturas de 10km ou mais dependendo da intensidade”, explicou Marco Jusevicius, do Simepar.

“No evento de hoje, ela foi formada pelo deslocamento de uma linha de instabilidade pelo Paraguai e oeste do Paraná. O video mostra apenas uma de muitas nuvens similares que se formaram ao longo deste evento”, complementa.

Previsão do tempo

Nós mostramos aqui que a quinta-feira começaria com tempo estável nas diversas regiões paranaenses. Porém, o deslocamento de uma frente fria sobre o oceano na altura do Sul do Brasil, aumenta a instabilidade atmosférica sobre o Paraná, com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas no decorrer da tarde/noite.

“Podem ocorrer chuvas isoladas e em algumas cidades até trovoadas com granizo até sexta-feira dessa semana. Já no domingo, segunda e terça, tempo seco. Nos próximos 15 dias chuvas abaixo do normal em todo o Paraná.” afirmou o Engenheiro Agrônomo, Ronaldo Coutinho.

Coutinho também falou sobre a probabilidade de geadas. “Pode ter geada nos campos de palmas no amanhecer de domingo. Domingo segunda e terça temperaturas mais amenas no Paraná.” acrescentou.

Com Simepar

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas