Foto: Mapa

Laboratório demonstra como são feitas análises do leite durante feira no RS

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Mapa

#sou agro| Um laboratório demonstrou como são feitas as análises do leite durante a 21ª Expoagro Afubra, realizada em Rio Pardo no Rio Grande do Sul, durante a semana. No estande do Ministério da Agricultura e Pecuária, foi montado um laboratório móvel, onde demonstrou análises em leite realizadas.

Durante a visita, os participantes podem conferir como é realizado um ensaio analítico e vivenciar um ambiente laboratorial por meio da exposição de materiais utilizados para realizar provas confirmatórias de análises microbiológicas, além de análise demonstrativa da presença de amido no leite, realizados pela Rede LFDA.

A exposição realizada pela Rede LFDA integra a ação conjunta entre a Embrapa e a Emater denominada “Caminhos do Leite”. Essa ação faz parte do Programa Leite Seguro, e  visa conscientizar o público do caminho percorrido pelo leite e derivados, que inicia na fazenda, passa pela indústria, pela fiscalização e mercado até chegar a casa do consumidor.

O Programa Leite Seguro é um projeto em parceria entre o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA-RS) e a Embrapa Clima Temperado, financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que objetiva atuar na resolução de diferentes limitantes técnicos e entregar como resultados incremento nas garantias de inocuidade de lácteos, tanto para riscos químicos quanto biológicos, bem como fortalecer ações de qualificação da produção e transferência de conhecimento e tecnologias desenvolvidas, fortalecer a cadeia produtiva e a oportunidade de abertura de novos mercados aos produtos brasileiros.

Ainda, durante a 21ª Expoagro Afubra, o LFDA assinou um acordo de cooperação técnica com a Embrapa Clima Tempo e a Emater RS para a cooperação no âmbito do Projeto Leite Seguro.

“Trazer um laboratório móvel para a apreciação do público e vincular o trabalho fiscalizatório realizado pelo LFDA aos produtos e ações cotidianas é demonstrar a importância e a seriedade dedicada pela inspeção federal na garantia da produção e consumo de produtos seguros”, explica a a técnica de laboratório Carolina Maso Viegas.

Sobre a Rede LFDA

A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) é composta por seis laboratórios oficiais do Mapa, situados em diferentes estados (RS, ME, PE, SP, GO e PA). A Rede LFDA é responsável por análises de diferentes insumos e produtos agropecuários, como carnes, leites e derivados, produtos de origem animal vegetal, vacinas, sementes, grãos, fertilizantes, diagnóstico animal e fitossanitário, entre outros.

A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) é a responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais, que compõem a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas