foto: AEN

Jardim do Palácio Iguaçu ganha 15 colmeias de abelhas nativas sem ferrão

Emanuely
Emanuely
foto: AEN

#sou agro| O jardim que fica nos fundos do Palácio Iguaçu, sede do Executivo Estadual, conta agora com 15 colmeias de abelhas nativas sem ferrão, espécies que são responsáveis pela polinização de 90% das plantas da Mata Atlântica.

Governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, inauguraram nesta terça-feira (21) os meliponários que fazem parte do programa Poliniza Paraná, que está levando essas colmeias a parques urbanos e unidades de conservação do Estado.

Além das colmeias, o espaço também recebeu um chamado hotel de abelhas solitárias, voltado às espécies como a mangangava, que não vivem em colônias, mas também são muito importantes para a polinização, principalmente de plantas alimentícias como o maracujá, melancia, maçã e castanha-do-pará. Ele foi instalado ao lado da horta orgânica que está sendo cultivada pelos estudantes do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que também foi inaugurada nesta terça.

A solenidade foi marcada ainda pelo plantio de uma muda de araucária enxertada, desenvolvida em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Embrapa Floresta, e que promete dar pinhão em até seis anos, muito menos tempo que as árvores tradicionais, com média de 20 anos.

Para o governador Ratinho Junior, essas ações são simbólicas e representam a preocupação do Governo do Estado com o meio ambiente. “Este projeto foi inspirado nos Jardins de Mel, de Curitiba, e foi ampliado para todo o Paraná. Queremos que nossas abelhas nativas sem ferrão possam se reproduzir e estejam espalhadas cada vez mais nos parques urbanos do Estado”, afirmou. “São ações como esta que fazem do Paraná o estado mais sustentável do Brasil e exemplo mundial de sustentabilidade”.

No Jardim do Palácio Iguaçu, foram instaladas 15 colmeias das espécies Jataí, Mirim-guaçu, Mandaçaia, Manduri, Guaraipo, que corre risco de extinção, Iraí e Mirim-nigriceps. Elas representam uma boa amostra entre as 39 espécies nativas paranaenses. Em todo o mundo, há mais de 20 mil espécies de abelhas. A maioria tem comportamento solitário, mas existem aproximadamente 420 tipos diferentes de abelhas sociais nativas sem ferrão, e 300 dessas são encontradas no Brasil.

“É simbólico ver essas caixas com abelhas nativas no Palácio Iguaçu, que é um dos símbolos do Paraná, ao lado do mapa do nosso Estado. Os nossos Jardins de Mel agora estão espalhados por todo o Estado”, salientou o prefeito Rafael Greca.

POLINIZA PARANÁ

O Poliniza Paraná é inspirado nos Jardins de Mel da Prefeitura de Curitiba, que também está espalhando os meliponários nos parques e praças da Capital. No Estado, a iniciativa é feita em conjunto com o programa Parques Urbanos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAT), para que as colmeias sejam instaladas nos parques que estão sendo implantados nos municípios paranaenses.

“Esta iniciativa devolve à natureza as nossas abelhas, que podem conviver, inclusive, nos espaços urbanos e ajudam na polinização daquilo que a gente se alimenta. A polinização feita pelas abelhas sem ferrão é responsável por um terço dos alimentos que consumimos, além de 90% das espécies de plantas nativas do nosso bioma”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. “Esse projeto alia conservação à educação ambiental, para que nossas crianças possam entender a importância dessas espécies dentro da biodiversidade”.

Iniciado em janeiro de 2022, o projeto consiste na construção de jardins para criação de abelhas sem ferrão em diversas cidades do Estado, para reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, pois muitos se encontram ameaçados de extinção. Na primeira fase, as colmeias foram implantadas em Brasilândia do Sul, Campo Mourão, Kaloré, Maringá, Marumbi, São João e Sapopema.

O Poliniza Paraná é um dos meios de se alcançar as metas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, principalmente relacionado ao objetivo 15 – Vida Terrestre. O programa que une conservação, educação ambiental e sustentabilidade também pretende transformar o Paraná em referência na preservação das abelhas nativas, chamadas de melíponas.

HORTA ORGÂNICA

Pepino, alface, jiló, tomate, couve, brócolis, repolho, cheiro verde e diversos tipos de temperos estão entre os alimentos cultivados no Palácio Iguaçu pelos estudantes do curso de Técnico Agrícola do CEEP Newton Freire Maia. O cultivo orgânico funciona como uma atividade prática das disciplinas que eles aprendem em sala de aula.

O trabalho é dividido entre as turmas do 1º, 2º e 3º ano do curso, que se alternam para cuidar da horta semanalmente. Eles fazem, por exemplo, a cobertura dos canteiros, que recebem uma palhada de folhas de pínus para evitar a proliferação de ervas daninhas e ajudar na retenção da umidade. Já a adubagem é feita com materiais orgânicos produzidos no próprio colégio.

“Tudo que aprendemos na teoria estamos colocando em prática agora: a palhada, a adubagem, a irrigação e o cuidado com as verduras”, contou o estudante Evandro Souza Costa, de 16 anos. “É bem importante levar as hortas orgânicas para cada vez mais lugares, para as escolas, espaços públicos e nas casas das pessoas, que diversificam o cardápio, ajudam no meio ambiente e ainda trazem economia”.

Junto ao plantio de espécies nativas, a produção agroecológica e a instalação das colmeias, o Palácio Iguaçu também deve ganhar outros projetos sustentáveis, como biodigestores para a produção de gás natural e de placas fotovoltaicas para a geração de energia, explicou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

“Aquilo que levamos a campo nas propriedades paranaenses para fazer uma agricultura sustentável, também queremos trazer ao Palácio Iguaçu, procurando torná-lo uma vitrine para mostrar que ações práticas, que parecem pequenas, podem ter um reflexo importante no dia a dia dos nossos agricultores”, disse.

(Com AEN)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas