Foto: IAT/POLÍCIA AMBIENTAL

Após resgate, IAT solta onça-parda na mata no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: IAT/POLÍCIA AMBIENTAL

Após uma ação de resgate de três horas e uma bateria de exames, a onça-parda encontrada no alto de uma árvore no perímetro urbano de Engenheiro Beltrão, no Centro-Oeste do Estado, voltou ao seu habitat natural no fim da tarde desta quinta-feira (23). O animal, um macho com 36 quilos, jovem e saudável, foi solto em uma área de proteção ambiental da região – por questões de segurança do felino o local não pode ser divulgado.

A captura mobilizou técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), militares do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e um médico veterinário anestesista. Com a área completamente isolada, as equipes precisaram usar dardos tranquilizantes e redes para conter e evitar a fuga do felino.

Após o resgate, a onça foi encaminhada para a clínica veterinária do Centro Universitário Integrado, uma faculdade de Campo Mourão, também no Centro-Oeste. A bateria de exames e coleta de sangue confirmaram que o animal estava clinicamente saudável, o que permitiu a soltura na mata.

Chefe do escritório regional do IAT de Campo Mourão, Fabiano Viudes explicou que a região em que a onça foi encontrada fica ao lado de uma Área de Proteção Ambiental (APP). Segundo ele, muito provavelmente o animal transitou durante a noite e acabou entrando em um terreno em obras, em fase de loteamento. “Ao adentrar nessa área, o bicho chegou à última rua do perímetro urbano de Engenheiro Beltrão e se escondeu no alto de uma árvore”, disse.

“Vemos a presença de animais silvestres em perímetros urbanos de uma forma bastante positiva. Reforça a preservação ambiental do nosso corredor biológico. O objetivo é exatamente esse, permitir o livre deslocamento de animais. Demonstra que estamos conseguindo praticar o desenvolvimento sustentável, tanto para o homem quanto para a natureza, seja a fauna ou a flora”, destacou Viudes.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas