tecnologia

Tecnologia monitora o gado em tempo real por GPS

Débora Damasceno
Débora Damasceno
tecnologia

#souagro| Não é de hoje que a tecnologia e o agronegócio andam juntos. As inovações trazem aos produtores rurais novas possibilidades que agilizam e trazem melhorias para as atividades no campo. Exemplo disso é uma plataforma que monitora e rastreamento do gado em tempo real por meio do GPS. A tecnologia é um conjunto de produtos da startup londrinense SpaceVIs e foi lançada nesta semana durante a ExpoLondrina, o nome da plataforma é CattleVis.

Na prática, a tecnologia funciona assim: um brinco eletrônico é colocado na orelha do bovino, esse dispositivo é abastecido com energia solar que alimenta o GPS para emitir, a cada 30 minutos, a localização (latitude e longitude) em tempo real do animal. Todos os dados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento e por todos os aparelhos conectados à plataforma.

“É o único sistema disponível no mercado que comprova de fato onde está o animal e cria um histórico de geolocalização. Contribui com a segurança patrimonial, melhora a gestão do rebanho e, principalmente, atende uma pauta de transparência e sustentabilidade que o mercado e a comunidade mundial exigem da pecuária brasileira”, garante o sócio e fundador da SpaceVis, o administrador Guilherme Canavese.

 

O sistema de rastreamento por GPS da plataforma usa a tecnologia “blockchain Corda” e oferece um banco de dados que não muda e garante que as informações coletadas no campo não serão violadas, assegurando a presença do boi no pasto em áreas permitidas para a produção pecuária.

Os benefícios da plataforma devem avançar, em breve, para facilitação de crédito rural. “O banco de dados confiável cria uma importante oportunidade para oferta de crédito ao pecuarista neste momento de grande escassez de recursos. A instituição financeira pode comprovar a presença do boi no pasto e tomar este ativo como garantia de crédito, operação que hoje não é possível pelos meios tradicionais”, explica Canavese.

 

Já está previsto para agosto deste ano o lançamento da  SPV BANK, fintech (banco digital) que facilitará transações comerciais de crédito junto às instituições financeiras, tendo como garantia o boi monitorado e rastreado no campo por GPS. “Hoje isto ainda não é possível do ponto de vista operacional, mas plenamente viável com o uso da plataforma CattleVis. O boi ainda não é aceito como garantia de crédito e o Brasil desperdiça R$ 1 trilhão em estoque de rebanho a campo, recurso que poderia ser aceito como garantia de operações de crédito para movimentar a economia nacional”, detalha Guilherme

Ainda em 2022 a startup londrinense ofertará ao mercado 50 mil brincos e também se prepara para atender a demanda de um milhão de dispositivos em janeiro de 2023. O modelo de negócio prevê o pagamento dos serviços por meio de uma assinatura mensal por animal monitorado. Sem revelar valores,  Guilherme Canavese esclarece que será um valor de referência já que o custo efetivo da assinatura levará em conta a análise da categoria animal (novilho ou animal adulto, entre outros), como também a infraestrutura disponível na propriedade para operação da plataforma.

(Débora Damasceno/Sou Agro com ExpoLondrina – Foto: Spacevis)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas