Estiagem: cidades paranaenses entram em rodízio de água

Amanda Guedes
Amanda Guedes

SOUAGRO | Em vista da intensa estiagem que afeta o Paraná e que tem comprometido os níveis de mananciais e reservatórios em várias regiões do estado, a Sanepar tem tomado medidas em diversas cidades para garantir que a população não fique totalmente desabastecida.

A Companhia de Saneamento do Paraná divulgou nesta quinta-feira (9), uma nova tabela com a programação do rodízio no abastecimento de água até o dia 15 de setembro em Curitiba e na Região Metropolitana de Curitiba.

As 13 cidades afetadas são as seguintes: Araucária, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro e receba notícias atualizadas.

CONFIRA A TABELA DE RODÍZIO CLICANDO AQUI.

O modelo de rodízio em operação é de 36 horas de abastecimento e de até 36 horas de suspensão no fornecimento de água, informou a companhia. Segundo a Sanepar, a mudança no formato do rodízio foi necessária em função do baixo nível das barragens que sofrem com a estiagem.

EMERGÊNCIA HÍDRICA

Em agosto, o Governo do Paraná decretou situação de emergência hídrica por 90 dias em todo o Estado, com o objetivo de minimizar os impactos da falta de chuvas. O decreto autoriza as empresas de saneamento a adotarem medidas que garantam o abastecimento público priorizando o uso dos recursos hídricos para esse fim. Com isso, o Instituto Água e Terra (IAT) poderá restringir a vazão outorgada para outras atividades, com o objetivo de normalizar as captações.

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO COM SANEPAR)

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas